.posts recentes

. Rescaldo das festas

. Festas do Concelho

. Estátua de Pedro Álvares ...

. Igreja Matriz

. Capela de Santo Antonio

.arquivos

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.links
.posts recentes

. Rescaldo das festas

. Festas do Concelho

. Estátua de Pedro Álvares ...

. Igreja Matriz

. Capela de Santo Antonio

.mais sobre mim
Quarta-feira, 16 de Abril de 2008
Capela de Santo Antonio

 
     A Capela de Santo António apresenta-se de frente para a porta do Castelo. Foi  mandada edificar pela mãe de Pedro Álvares Cabral, D. Isabel Gouveia, no século XV/XVI.
     Trata-se de uma capela de arquitectura vernácula com planta longitudinal simples que apresenta, na fachada principal, porta de verga recta ladeada pelos brasões dos Cabrais (à esquerda) e dos Queirós e Gouveias (à direita).  No interior, junto à porta, encontra-se uma pia de água benta hemisférica com bordo saliente e boleado. Na parede testeira observa-se o retábulo em talha dourada, de estilo nacional, proveniente do Convento de Nossa Senhora da Esperança, onde se encontra uma escultura de Santo António, vinda do mesmo local. À esquerda, figura a  imagem da Santíssima Trindade que veio da Igreja de S. Tiago e que outrora  pertenceu à Capela de S. Francisco (que se situava no actual largo António José de  Almeida).


 

     

    À direita, encontra-se a imagem de S. Sebastião, proveniente da capela com o mesmo nome que se situava no Largo de S. Sebastião, junto à rua Pedro Álvares Cabral, do lado oposto ao Jardim. Perto desta Capela situa-se a Capela do Calvário. Trata-se de um exemplar de arquitectura oitocentista de revivalismo neogótico que apresenta fachadas circunscritas por cunhais apilastrados, e fachada principal rasgada por portal de arco apontado. No interior, destaca-se a pintura da cobertura, que à maneira setecentista do "quadro recolocado" representa a "Lamentação sobre o Corpo de Cristo".
    Na parede testeira existe uma encenação do Calvário composta por Cristo Crucificado, duas cruzes e um monte artificial de granito.
Esta Capela está ligada aos festejos pascais, sendo nela que termina a procissão da Via-Sacra.



Movimento PAC®

publicado por movimentopac às 11:06
link do post | favorito
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres